A Niantic Labs, desenvolvedora de Pokémon GO, terá que pagar US$1,5 milhão por danos causados ao público que viajou para o evento Pokémon GO Fest em Chicago, em julho do ano passado.
O evento, que era pago, foi um fracasso e ficou marcado por casos de instabilidade nos servidores, que acabaram impedindo os jogadores de jogar Pokémon GO durante o evento, além de filas enormes e falta de espaço para o público.
A desenvolvedora chegou a reembolsar o ingresso dos participantes do evento, porém muitos fãs eram de fora da cidade e tiveram custos com passagens e hotéis e acabaram tendo um grande prejuízo. Com isso, cerca de 20 mil pessoas abriram uma ação coletiva contra a empresa, querendo ser ressarcidos pelos gastos.
Segundo o site TechCrunch, a desenvolvedora fez um acordo para fechar o processo e terá que pagar US$1,57 milhão, que será dividido pelas pessoas afetadas. Um site será liberado em 25 de maio, onde os jogadores que estiveram no evento poderão requisitar reembolso, desde que comprove que esteve no evento e contenham as notas fiscais dos seus gastos. Caso houver algum valor ao fim do prazo de restituição, o dinheiro restante será doado para a Illinois Bar Foundation e a organização Chicago Run.
Pokémon GO está disponível para dispositivos iOS e Android.