Um estudo conduzido por professores da Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos, apontou que o número de acidentes de trânsito no Condado de Tippecanoe, nos Estados Unidos, aumento consideravelmente desde o lançamento de Pokémon GO.
Segundo o artigo, chamado de Morte por Pokémon GO que pode ser lido na integra neste link (em inglês), o número de acidentes no raio de até 100 metros de uma Pokéstop aumentou 26,4% desde o lançamento do jogo. As áreas também apresentaram 134 acidentes a mais nos 148 dias após a chegada do game que nos outros períodos do ano. Estes acidentes resultaram em 31 casos de ferimento, 2 casos de morte e um prejuízo estimado em US$ 500 mil, cerca de R$ 1,6 milhão.
Já em escala nacional, o estudo aponta que o lançamento de Pokémon GO causou cerca de 145 mil batidas, 29 mil acidentes com ferimentos e 250 mortes adicionais por todo o país.
Desde quando o jogo foi lançado, a desenvolvedora Niantic já inseriu vários avisos para os jogadores não jogarem enquanto dirigem e o jogo para de mostrar Pokémon caso o jogador estiver a mais de 30km/h.
Pokémon GO está disponível para dispositivos Android e iOS, mas você não deve jogar enquanto dirige!