The Witcher | Autor dos livros da franquia acredita que os jogos não ajudaram na venda dos livros

Andrzej Sapkowski, autor da franquia The Witcher, disse recentemente que não tem nada contra os jogos da série, mas agora ele afirmou que os jogos não ajudaram na venda dos livros, e sim ele que ajudou a tornar os jogos populares.

“A crença, amplamente espalhada pela CD Projekt RED, que os jogos me fizeram popular fora da Polônia é completamente falsa. Eu fiz os jogos populares. Todas as minhas traduções para o ocidente, incluindo para inglês, foram publicadas antes do primeiro jogo,” disse Sapkowski em entrevista ao Waypoint. (via Jovem Nerd)

Já o autor da franquia Metro 2033, Dmitry Glukhovsky, descordou completamente dele, de uma forma um pouco exagerada: “Eu acho que ele está totalmente errado e que ele é um filho da puta arrogante. Sem a franquia de jogos, a série Witcher nunca teria essa quantia insana de leitores internacionais que tem. E não é só sobre a imprensa de games e o barulho que isso cria, é o sentimento de algo bom, grande e impressionante saindo. Isso atraiu as pessoas. Ele teria continuado um fenômeno local do leste europeu sem isso, mas ele nunca teria chegado ao ocidente. E o mesmo vale para meus livros do Metro,” disse Glukhovsky.

O autor da série Metro afirmou que o interesse da 4A Games era uma oportunidade e não uma ameaça ao seu trabalho. “Decidi usar esta oportunidade para contar meu próprio tipo de história e eu não julgava, de forma alguma, vídeo games como um perigo para minha preciosa propriedade. Foi o contrário, eu pensei que seria uma grande oportunidade para promover a franquia toda. E isso é exatamente como as coisas funcionaram.”

Glukhovsky também elogiou o resultado do jogo, mesmo que ele não tenha sido completamente fiel aos livros. “Se você está trabalhando com pessoas talentosas, apenas dê liberdade de criação para que eles interpretem sua história. Eles tinham o primeiro livro como uma inspiração e eles mais ou menos seguiram as linhas do primeiro livro. Fizeram um ótimo trabalho. Eu acho que Metro 2033 é o primeiro shooter 3D lírico, sentimental e filosófico,” falou o autor da série Metro.

O último jogo da série The Witcher foi The Witcher III: Wild Hunt, lançado em 2015 para Playstation 4, Xbox One e PC. Já Metro: Last Light foi lançado em 2013 para Playstation 3, Xbox 360 e PC, o jogo ainda ganhou uma nova versão em 2015, chamada Metro Redux, para Playstation 4, Xbox One e PC.

Leia mais sobre:  

The Witcher